Em 19 de março, tivemos o privilégio de recebermos José Moran para uma bate papo sobre Metodologias Ativas a partir das perguntas feitas no nosso fórum do Moodle, ao longo da semana.
Moram começou falando que, após ler as perguntas enviadas, percebeu que, há muitas dúvidas sobre o "como fazer" e disse que o maior processo de transformação da educação está na forma de aprender e ensinar.
Diante disso, surgiram dúvidas comuns:
"Como as instituições vão se adequar às formas de hoje?"
"Como aplicar o proposto pela BNCC a metodologias transformadoras?"
Após perguntas e apresentação de problemas, Moran concluiu que as metodologias ativas concebem a educação como forma de apontar caminhos para a autonomia, a autodeterminação pessoal e social. Ela é indispensável para o desenvolvimento da consciência crítica no sentido de transformar a realidade e são estratégias e técnicas onde o aluno é o protagonista do seu aprendizado. Por isso, não há receita pronta a ser seguida, uma vez que o ensino é personalizado, mas requer maior planejamento e consciência do professor como tutor.
O professor deve desafiar o aluno e levá-lo ao questionamento e pesquisa para a construção do conhecimento, não dando respostas prontas.
Entre as metodologias ativas, destacam-se a pesquisa como princípio metodológico, a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas, também conhecida como Abordagem de Resolução de Problemas ou Problem-Based Learning (PBL), caracterizada pelo uso de problemas como suporte ao desenvolvimento do aprendizado e/ou desenvolvimento de habilidades.
A pesquisa, como princípio metodológico, contempla boa parte das ações pedagógicas inerentes ao contexto acadêmico. A pesquisa mobiliza e integra conhecimentos em uma dada situação e articula um conjunto de outras práticas pedagógicas historicamente utilizadas na educação.
Ao cumprir as etapas de um projeto de pesquisa, o aluno exercita sua autonomia, socializa suas dúvidas, colabora com outros estudantes, pratica o diálogo e aprende a ouvir e a se aventurar no universo do conhecimento.
Na educação, a história da Pedagogia mostra como as diferentes áreas do conhecimento se apropriam e ressignificam as mais diferentes propostas. Dessa forma, a ação pedagógica tem por dever de ofício desconstruir o discurso totalitário, conectar iniciativas até então separadas e promover o diálogo entre os pares.