terça-feira, 29 de maio de 2018

Personalização do Ensino


A ideia de personalizar não quer dizer que deva ser criado um modelo que funciona para todos, mas sim um formato autêntico que atenda às necessidades de todos os alunos.

As tendências podem ser usadas como uma maneira de olhar para as diferentes características de cada aluno, além de apoiar a adaptação do sistema e dos processos à medida que eles aprendem, crescem e mudam. Professores são estudantes também, e isso significa ter um sistema capaz de desenvolver e apoiar a mudança. 

A Personalize Learning dividiu 10 tendências em cinco categorias (personalizelearning.com).

Confira o infográfico:



Sala de Aula Invertida



A sala de aula invertida é um conceito com base no ensino híbrido, que se caracteriza por juntar dois sistemas de ensino: o on-line e o off-line. No on-line, o aluno estuda sozinho, no tempo e no ritmo que desejar, em casa ou em qualquer outro lugar, no celular, tablet, computador ou com livros. Já no off-line, o estudante se junta ao grupo, interagindo com seus colegas e professores, numa aprendizagem coletiva e colaborativa.

São duas formas de aprender que se complementam, potencializando o trabalho do professor e o aprendizado dos alunos.

No modelo de aula invertida, os alunos estudam previamente os conteúdos disponibilizados pelos professores, que podem ser videoaulas, podcasts, textos, games, slides, e-books, ou qualquer outro material disponível que possa servir de meio para uma aprendizagem dinâmica, autônoma e inovadora.

Com os conteúdos estudados, os alunos partem para a sala de aula e é o momento de aprofundar conceitos, desenvolver atividades em grupo, tirar dúvidas e serem avaliados.

A aprendizagem é, portanto consequência dessa interatividade!

Na nossa aula do módulo Ensino Híbrido e Educação na Cultura Digital, do professor Leandro Holanda, recebemos o desafio de criar uma sala de aula invertida:

1) Escolher na BNCC uma habilidade que será desenvolvida;

2) Planejar uma aula de acordo com o modelo abaixo:




3) Gravar um vídeo a partir dos editores sugeridos em aula: Powtoon, Explain Everything, Show Me, Hangouts On Air, Screencast Matic. (a gravação - obviamente - não precisa ser profissional, pois estamos aprendendo a usar a ferramenta).



4) Elaborar uma rubrica de avaliação da atividade.




Livro sugerido: Sala de aula invertida – Uma metodologia ativa de aprendizagem

BERGMANN E SAMS, Editora LTC.

Neste livro, os criadores do conceito explicam como usar adequadamente a metodologia e as tecnologias associadas, obtendo mais autonomia, mais motivação e melhor desempenho.




Mentimeter

Disponível em inglês, a ferramenta ajuda a criar interações, como enquetes e votações, em tempo real, e podem servir como atrativo adic...