A sala de aula invertida é um conceito com base no ensino híbrido, que se caracteriza por juntar dois sistemas de ensino: o on-line e o off-line. No on-line, o aluno estuda sozinho, no tempo e no ritmo que desejar, em casa ou em qualquer outro lugar, no celular, tablet, computador ou com livros. Já no off-line, o estudante se junta ao grupo, interagindo com seus colegas e professores, numa aprendizagem coletiva e colaborativa.
São duas formas de aprender que se complementam, potencializando o trabalho do professor e o aprendizado dos alunos.
No modelo de aula invertida, os alunos estudam previamente os conteúdos disponibilizados pelos professores, que podem ser videoaulas, podcasts, textos, games, slides, e-books, ou qualquer outro material disponível que possa servir de meio para uma aprendizagem dinâmica, autônoma e inovadora.
Com os conteúdos estudados, os alunos partem para a sala de aula e é o momento de aprofundar conceitos, desenvolver atividades em grupo, tirar dúvidas e serem avaliados.
A aprendizagem é, portanto consequência dessa interatividade!
Na nossa aula do módulo Ensino Híbrido e Educação na Cultura Digital, do professor Leandro Holanda, recebemos o desafio de criar uma sala de aula invertida:
1) Escolher na BNCC uma habilidade que será desenvolvida;
2) Planejar uma aula de acordo com o modelo abaixo:
3) Gravar um vídeo a partir dos editores sugeridos em aula: Powtoon, Explain Everything, Show Me, Hangouts On Air, Screencast Matic. (a gravação - obviamente - não precisa ser profissional, pois estamos aprendendo a usar a ferramenta).
4) Elaborar uma rubrica de avaliação da atividade.
Livro sugerido: Sala de aula invertida – Uma metodologia ativa de aprendizagem
BERGMANN E SAMS, Editora LTC.
Neste livro, os criadores do conceito explicam como usar adequadamente a metodologia e as tecnologias associadas, obtendo mais autonomia, mais motivação e melhor desempenho.
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