segunda-feira, 23 de abril de 2018

Ensino Hibrido e Educação na Cultura Digital



Híbrido vem de cruzamento, combinação, convergência. É uma associação de duas coisas que podem ser diferentes e se complementam.

Em muitas escolas, o ensino híbrido está emergindo como uma inovação sustentada em relação à sala de aula tradicional. Esta forma híbrida é uma tentativa de oferecer “o melhor de dois mundos” — isto é, as vantagens da educação online combinadas com todos os benefícios da sala de aula tradicional. Por outro lado, outros modelos de ensino híbrido parecem ser disruptivos em relação às salas de aula tradicionais. Eles não incluem a sala de aula tradicional em sua forma plena; eles frequentemente têm seu início entre não-consumidores; eles oferecem benefícios de acordo com uma nova definição do que é bom; e eles tendem a ser mais difíceis para adotar e operar.

Alguns exemplos de Ensino Híbrido

Rotação por Estações
Ocorre quando o espaço (sala de aula) é dividido em estações de trabalho com objetivos específicos, sendo uma delas no modelo online e com novas tecnologias na educação. Dentro de cada estação, há tarefas para serem feitas pelos alunos, sendo uma depende da outra e todas se completam. A proposta é que todos alcancem os objetivos propostos pelo educador, independente de tempo e de quantidade de polos.

Rotação Individual
Na rotação individual, por sua vez, os alunos contam com desafios em diversos níveis, personalizados de acordo com uma dificuldade ou necessidade. Ao contrário da rotação por estações, não é obrigatório que o indivíduo passe por todas as opções, mas sim por aquelas que são recomendadas para o seu aprendizado.

Sala de Aula Invertida
Esse ponto se forma a partir de três recomendações básicas. A primeira delas é que os alunos busquem referências e materiais a respeito de determinado tema ou assunto sugerido e gerenciado pelo professor fora da escola. Pode ser em casa e com as pessoas mais próximas. Depois, a partir desses conceitos, eles criam junto ao educador um modelo de aula, baseados na pluralidade de informações e dados que encontraram e compreenderam. Assim, por fim, ocorre um aprofundamento da matéria e do conhecimento. Após a formação de um plano e de uma metodologia específica, os alunos têm autonomia para buscar mais resultados e materiais, usando, sobretudo, os meios interativos e digitais (internet) do meio externo para que, posteriormente, possam fortalecer o debate. A ideia, nesse caso, é que toda a sala participe, independente dos resultados de cada um.

Laboratório Rotacional
Já o laboratório rotacional é um dos modelos mais conhecidos dentro do ensino híbrido que é colocado em prática atualmente em todos os ramos educacionais. Nesse caso, o objetivo é dividir os alunos nos dois espaços de trabalho existentes: o convencional (sala de aula), com seus recursos básicos, e o laboratório tecnológico e online, com todos os aparatos necessários e visando as novas tecnologias na educação. De acordo com o plano de aula, o professor pode estipular um tempo de permanência em um ambiente e abordar a matéria de modos diversificados, com visões de acordo com cada espaço. O ideal é que os alunos alternem entre cada local e que um combine com o outro: se houve a abordagem de uma atividade de matemática na sala, é recomendado usar um programa ou jogo que tenha relação com a mesma, por exemplo.

Modelo Flex
É aquele no qual o ensino online é a espinha dorsal do aprendizado do aluno, mesmo que ele o direcione para atividades offline em alguns momentos. Os estudantes seguem um roteiro fluido e adaptado individualmente nas diferentes modalidades de ensino, e o professor responsável está na mesma localidade.

Modelo A La Carte
É aquele no qual os alunos participam de um ou mais cursos inteiramente online, com um professor responsável online e, ao mesmo tempo, continuam a ter experiências educacionais em escolas tradicionais. Os alunos podem participar dos cursos online tanto nas unidades físicas ou fora delas.

Modelo Virtual Enriquecido
É uma experiência de escola integral na qual, dentro de cada curso (ex: matemática), os alunos dividem seu tempo entre uma unidade escolar física e o aprendizado remoto com acesso a conteúdos e lições online.


Fonte da Imagem: extraída do artigo "Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos". MAIO 2013 por Clayton M. Christensen, Michael B. Horn, e Heather Staker.

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