segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

STORYTELLING



No início de setembro, participamos do Seminário ministrados por Gabrielle Telles sobre “Storytelling”.

Para um professor, tão importante quanto dominar o conteúdo, é saber contar uma boa história, envolver os alunos e instigá-los a fazer experiências em torno de seus estímulos.

Para isso, é necessário construir narrativas quer conectem diferentes conhecimentos e os apresente de forma contextualizada, interessante e irresistível. Contar boas historias pode ser o grande fio condutor para criar interesse nos alunos. 

O desenvolvimento do storytelling nas escolas cria um momento de envolvimento e traz importantes benefícios:

  • Abrir espaço para rodas de conversas e interações;
  • Aumentar o entusiasmo dos alunos pela leitura de textos, em busca de novas histórias ou a releitura da história ouvida;
  • Incentivar a escrita, principalmente a da história ouvida;
  • Melhorar a interação entre os alunos da sala;
  • Melhorar a atenção e capacidade de ouvir;
  • Despertar a vontade de interpretar, incluindo a interpretação teatral;
  • Estimular a expressão e comunicação oral;

Como o professor pode se preparar?

As principais dicas para os professores que querem desenvolver o storytelling nas escolas são:

1 – Façam uma pesquisa bibliográfica, leiam diversos contos populares, fábulas e lendas;

2 – Assista aos contadores de histórias profissionais e anote como eles fazem isso. Cada contador tem um estilo próprio e diferente, vocês podem aprender muitas coisas com eles;

3 – Desenvolva sua confiança lendo para seus alunos livros ilustrados, fazendo alterações na voz e fazendo perguntas. Faça uma leitura interativa e compartilhada.

4 – Escolha histórias com poucos personagens e com cenas que se repetem, pois são mais fáceis de lembrar. Não escolha apenas a história que você conhece, escolha aquelas que você mais gosta, porque se ela te encanta, irá encantar as crianças também;

5 – Escreva a história com a sua própria linguagem em um caderno. Isso ajuda a lembrar das sequências da narrativa. O mesmo vale para as crianças depois de ouvi-la;

6 – Quando você começar a contar sua história, tenha o livro por perto para o caso de esquecer algum trecho. Não seja tão duro com você, dê-se a chance de errar, pois ainda está aprendendo;

7 – Use uma caixa com tecidos e acessórios, como chapéus e objetos variados. Isso ajuda muito na imaginação das crianças.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mentimeter

Disponível em inglês, a ferramenta ajuda a criar interações, como enquetes e votações, em tempo real, e podem servir como atrativo adic...