STEM é um termo em inglês que conceitua a união dos conceitos ciências, tecnologia, engenharia e matemática (Science, Technology, Engineering and Math) em uma única metodologia. Sua variação, STEAM, inclui também artes (Arts).
O desenvolvimento de habilidades STEAM se baseia muito mais no ensino voltado a projetos e o ideal é que os professores tragam para a sala de aula temas relacionados ao cotidiano.
Como STEAM se diferencia de STEM na prática?
De maneira bem resumida, podemos dizer que STEM trata de como você faz as coisas, já o STEAM incentiva a descoberta do porquê está fazendo essas coisas.
O processo de STEAM tem cinco etapas básicas, que relatamos a seguir:
1 – Investigar
2 – Descobrir
3 – Conectar
4 – Criar
5 – Refletir
Com o STEAM, alunos experimentam e vivenciam o pensamento científico de maneira interpretativa e reflexiva, seja por meio de brincadeiras na Educação Infantil ou em projetos interdisciplinares para turmas mais avançadas.
Em atividades focadas na metodologia STEAM, alunos resolvem problemas, pensam ‘’fora da caixa’’ e se beneficiam de um aprendizado interdisciplinar.
Já o professor atua como um guia no processo de aprendizagem. Ele é responsável por oferecer mentoria e apoio às equipes (viu que aqui o trabalho é feito de forma colaborativa!) e também aprende com esse novo método de trabalho integrado.
Porque essa metodologia importa tanto nos dias de hoje?
A metodologia STEAM tem foco no desenvolvimento de algumas habilidades essenciais para o aluno do século XXI, tais como:
• Criatividade, imaginação e inovação.
• Pensamento crítico e resolução de problemas.
• Comunicação e colaboração.
• Flexibilidade e adaptabilidade.
• Habilidades sociais e culturais.
• Capacidade de lidar com diferentes situações.
• Pensamento crítico e resolução de problemas.
• Comunicação e colaboração.
• Flexibilidade e adaptabilidade.
• Habilidades sociais e culturais.
• Capacidade de lidar com diferentes situações.
Em projetos de STEAM, os alunos começam a desenvolver essas habilidades de forma mais interativa e autônoma. Constroem, fazem protótipos, criam, solucionam problemas e interpretam suas próprias criações.
Importante: É dever da escola de hoje incentivar e treinar essas habilidades em seus alunos. Isso faz parte do que chamamos de Educação 4.0.
Saiba mais sobre o assunto: http://stemtosteam.org
No TEDxBocaRaton realizado na Florida, Océane Boulais fala sobre a importância do STEAM nos dias de hoje.
Confira:
Nenhum comentário:
Postar um comentário