O estudo do meio é uma atividade que proporciona um momento coletivo de aprendizagem e de convivência. E, nesse contexto, sempre acreditei na importância dessa atividade no projeto pedagógico da escola, principalmente por proporcionar uma percepção crítico-reflexiva do contexto social em que vivemo, ao colocar a sala de aula em diferentes espaços e contextos culturais. Além disso, também é uma forma de aprendizagem ancorada na observação direta e na interação, que leva à construção de saberes a partir das experiências vivenciadas pelos alunos.
E um dos nossos Seminários Integradores desse semestre foi justamente sobre Estudo do Meio, onde tivemos a oportunidade de vivenciar um roteiro que nos permitiu conhecer a Praça Rafael Sapienza, a comunidade atuante do espaço, as intervenções, como a horta comunitária, e as possibilidades de sensibilização com o espaço.
Roteiro completo da atividade: http://tiny.cc/estudodomeio
Após o almoço, iniciamos uma atividade de observação da paisagem ao longo do caminho entre a Praça Rafael Sapienza e o Instituto Singularidades, com uma parada estratégica no Beco do Batman. Essa caminhada nos permitiu identificar e caracterizar como se dá a construção do espaço geográfico e alguns aspectos do uso do território nesta região. Percebemos a caracterização das formas de uso e de ocupação do espaço diferenciando as paisagens conforme atuação civil em áreas públicas de lazer e intervenções artístico-culturais do trajeto.
Nesse trajeto, utilizamos o aplicativo Flipgrid, que nos permitiu registrar momentos e impressões significativos da caminhada. Para quem não conhece, o Flipgrid é uma plataforma que permite aos alunos discutirem e responderem a tópicos com videoclipes em casa ou na sala de aula e é semelhante ao processo popular de criar um vídeo de reação do YouTube para um determinado assunto ou notícia.
Conheça: https://flipgrid.com
No final da tarde, já de volta a sala de aula no Instituto Singularidades, fizemos o fechamento da atividade.
Confira: http://tiny.cc/cursoestudodomeio
Nenhum comentário:
Postar um comentário