A disciplina "Ética e cidadania na sala de aula conectada" contextualizou a presença das redes sociais e dos comunicadores instantâneos (Facebook, Instagram, WhatsApp, Youtube dentre outros) que são a base da comunicação atual,além de fonte de informação para toda comunidade escolar. Este acesso pode gerar situações de exposição, de risco e de conflito que impactam diretamente as relações humanas e a aprendizagem na sala de aula. Abordamos questões éticas relativas ao uso destes espaços, discutindo sobre possíveis atividades que mobilizam o tema, sobre questões legais e propondo reflexões sobre o trabalho educacional, visando a ética, a segurança e a cidadania digital.
Documentos sobre competências / habilidades / objetivos de aprendizagem relacionados ao trabalho com ética digital e uso consciente da Internet:
- CURRÍCULO DE REFERÊNCIA EM TECNOLOGIA E COMPUTAÇÃO - DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO FUNDAMENTAL
- SEMSP - Currículo da CIdade - Tecnologias para Aprendizagem
- EDUCACION DIGITAL - Documento curricular argentino
- MATRIZ HABILIDADES TIC PARA EL APRENDIZAJE - Documento curricular Chile
Ao final do módulo, ficamos com muitas questões para pensar, refletir e discutir com a comunidade escolar. Abaixo algumas publicações que podem nos fazer pensar sobre o uso de telas com as crianças e adolescentes.
- Os gurus digitais criam os filhos sem telas. No Vale do Silício proliferam escolas sem tablets nem computadores e jardins da infância onde o celular é proibido por contrato:
- Ler, escrever, contar, respeitar: França volta ao básico na educação. Resgate das línguas clássicas no ensino está entre as novas prioridades do Governo francês:
Crianças devem passar menos tempo sentadas e praticar mais atividades físicas, orienta OMS.
Quanto maior o tempo de tela, pior é o desenvolvimento da criança:
Crianças que passam mais de duas horas por dia em frente a telas têm chance maior de apresentar sintomas de TDAH, diz estudo
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