segunda-feira, 1 de julho de 2019

Scratch Day da Casa de Makers

No sábado do dia 04 de maio, tive a oportunidade de participar do evento Scratch Day da Casa de Makers, que por meio de um processo lúdico e de realização de projetos integra Ciências, Tecnologia e Arte, incentivando que os alunos busquem soluções criativas para os problemas encontrados.

Segue um pequeno relato da oficina que participei e as atividades propostas.

Oficina Comandos com Led

Atividade 1: foram utilizados 5 Leds acionados pelo Arduino, simulando um semáforo de trânsito, para veículos e peões.


Atividade 2: ligar e desligar um led com recurso de um botão.



Atividade 3: ligar um led com recurso de um sensor de luminosidade e, de acordo com a quantidade de luz, o led liga ou desliga.



Atividade 4:  iniciação a prática de soldar componentes eletrônicos em placas de circuito impresso. Foi explicado aos alunos que a solda é composta principalmente por estanho (Sn) e chumbo (Pb). Para efetuar o teste do circuito eletrônico soldado pelos alunos foi utilizada uma pilha de 9 volts.



Sobre as impressões sobre o evento

O que mais me impactou, ao participar deste evento, foi entender as inúmeras possibilidades que o Arduíno proporciona aos projetos educacionais.

Por se tratar de uma ferramenta aberta, livre e de baixo custo para a criação de projetos de hardware e software, o Arduíno permite aos alunos conectar, de forma descomplicada, o mundo teórico da computação a dispositivos físicos. Isso acontece porque, depois de “sentir” o ambiente por meio de sensores variados (entradas) e processar esses dados via programas inteligentes, eles podem programar a ferramenta para afetar seu entorno, controlar e agir sobre o ambiente. Essa ação pode ser realizada por meio de motores e atuadores que possibilitam, por exemplo, ligar ou desligar luzes, movimentar câmeras e outros componentes. Além disso, esse microprocessador interage facilmente com os computadores, independentemente do sistema operacional empregado (Windows, Linux ou Mac). Ou seja, a grande vantagem é que não é preciso ser um especialista para desenvolver um projeto usando Arduino.

Sobre o espaço visitado

A Casa de Makers é um espaço localizado na Vila Madelana em São Paulo que por meio de um processo lúdico e de realização de projetos que integra Ciências, Tecnologia e Arte, incentiva os alunos a busacrem soluções criativas para os problemas encontrados.

Além de incentivar a criatividade, habilidades manuais e ensinar linguagem de programação, o objetivo é desenvolver nos alunos habilidades STEM – uma proposta curricular que tem como objetivo desenvolver nos alunos níveis de excelência em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

A Fundação Lemann em parceria com o “Programaê” desenvolveu o “Makers Educa” que incentiva instalação de espaços makers nas escolas de todo o Brasil e o projeto CASA DE MAKERS foi selecionado para fazer parte dessa rede.


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